Institucional

A Cemil - Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda. - foi inaugurada em 1993, na cidade de Campo Belo - MG. A cooperativa iniciou suas atividades industriais com a fabricação de derivados lácteos. A sua linha de produtos, contudo, foi ampliada no ano de 1995, já visando a sua atuação no segmento longa vida. Em 1997, ela deu início à implantação de um parque industrial em Patos de Minas - MG, para onde transferiu suas atividades em 1999.

Atualmente, a Cemil possui um quadro de associadas composto por quatro cooperativas agropecuárias, que são: a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda. (Coopa), a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda. (Coopatos), a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda. (Coopervap) e a Cooperativa Mista Agropecuária de Dores do Indaiá Ltda. (Comadi). Juntas, elas aglomeram mais de sete mil produtores rurais. Hoje a capacidade instalada do parque industrial da Cemil é de 20 milhões de litros mensais. A cooperativa ainda conta com equipamentos modernos e de alta precisão que garantem a eficiência da sua linha de produção. Além disso, a gestão atual da Cemil tem aprimorado e diversificado seu mix, visando fornecer produtos que superem as expectativas dos consumidores, acentuando o padrão Cemil de qualidade e consolidando a marca no mercado.

A busca constante pela melhoria da qualidade dos serviços prestados contribuiu para que a Cemil se destacasse no mercado entre as marcas mais vendidas do país, com distribuição de produtos em 19 estados brasileiros, posicionando-se em quarto lugar no ranking das empresas líderes em vendas de produtos aromatizados de 200ml e em sétimo lugar entre as empresas líderes em vendas de produtos longa vida de 1 litro. A Cemil também é destaque em em gestão de logística. A cooperativa conta com uma frota própria de caminhões, possibilitando a entrega de grande parte de seus produtos, obtendo assim melhores resultados, eficiência e qualidade nas entregas.

O sucesso da marca Cemil está centrado na busca permanente por novas tecnologias, que a permite aprimorar a qualidade de seus produtos e oferecer uma maior comodidade e prazer aos clientes. Em novembro de 2007, a cooperativa iniciou a fabricação de seus produtos longa vida (leite longa vida, bebidas lácteas e sucos a base de soja) na nova embalagem CombiSwift. No ano de 2010, a Cemil ampliou sua capacidade de produção da linha de 200ml em 70%, mudando a embalagem dos produtos de “slim” para “base” e instalando a mais moderna tecnologia do mundo. Ela também inovou ao lançar o leite com embalagem de meio litro, a six pack (caixas com seis unidades) e o leite condensado meia receita.

Buscando ampliar ainda mais sua linha de produtos, a Cemil fez inúmeros investimentos em 2010, finalizando-os em 2011, que dobraram sua capacidade de produção e que a possibilitaram oferecer ao mercado o leite condensado com sua marca.  Em 2012 também foi adquirida mais uma máquina de envase de 1 litro, com capacidade para 200 mil litros/dia, e mais uma máquina de envase de produtos de 200ml, com capacidade para 40 mil litros/dia. Além disso, a Cooperativa também iniciou o empacotamento e a venda de leite em pó, mais um produto que veio compor seu mix.

Por tudo isso, a marca Cemil é sinônimo de qualidade e de credibilidade, resultado do esforço daqueles que, desde sua criação, trabalham incessantemente para satisfazer as necessidades dos seus clientes, superando sempre as expectativas.

Esse crescimento ainda exigiu a ampliação do quadro de funcionários da empresa. Sendo assim, a Cemil, que em setembro de 2009 contava com 364 colaboradores, agora contabiliza quase 800 empregos gerados.

A história da Cemil tem como pilar o trabalho incansável, que resulta da união de inúmeras pessoas, entre elas o cooperado, que está no campo produzindo seu leite, o conselho e, sobretudo, o grupo Cemil, uma equipe forte, coesa, desde o porteiro até seu presidente, composta por colaboradores empenhados em fazer o melhor e entregar qualidade para seus consumidores.


  • Curta nossa página no Facebook
  • Divulgue as novidades.

    Compartilhe com os amigos e a família. :)

  • Compartilhe esta página com seu amigos
  • Veja o que está acontecendo agora nas redes Cemil

Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.