190228085556.jpg

Produtores participam da segunda etapa do programa Pronascentes

No último sábado (23), aconteceu o lançamento da segunda etapa do programa Pronascentes - Cuidando das Águas do Canavial, um ação socioambiental da Cemil, que tem como objetivo a proteção, recuperação e conservação das nascentes da microbacia do Córrego Canavial. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Unipam e dos produtores rurais, cujas propriedades estão situadas na microbacia do córrego Canavial. 

O Diretor-Presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, fez a abertura oficial da solenidade e enfatizou a importância da iniciativa e o papel dos produtores para o seu sucesso: “Nós temos a obrigação de entregar o Canavial daqui 50, 100, 200 anos melhor ainda. Estamos com mais de dez produtores abraçando a causa. Isso só mostra que o nível de conscientização está cada vez maior. O papel dos produtores é fundamental para viabilizar a proteção das nascentes.” 

Nesta etapa do programa, a Cemil doou aos produtores rurais 2 mil estacas, 32 mil metros de arames, 150 mourões e 400 esticadores, que foram utilizados no cercamento das nascentes, de modo a evitar o pisoteio de animais. Para enriquecer a cobertura vegetal do entorno das nascentes e proteger o solo contra a erosão, 150 mudas de espécies nativas do Cerrado, como ipê e mogno, foram doadas pelo IEF. 

Segundo o Prefeito Municipal de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues, a iniciativa deve ser ampliada para todas as nascentes do município: “O projeto visa revitalizar e manter revitalizadas e conservadas todas as nascentes do município de Patos de Minas. É um objetivo muito audacioso, mas nosso intuito é mesmo alcançar todas as nascentes. Já realizamos ações de revitalização em Bauzinho, no distrito de Pindaíbas e, agora, estamos realizando mais uma etapa aqui, na bacia do Canavial.” 

O programa Pronascentes surgiu em 2015, num contexto de escassez hídrica que assolou diversas regiões do país. A articulação de entidades civis, empresas, instituições de ensino e órgãos públicos levou à criação do projeto que, posteriormente, foi transformado em política pública municipal. As parcerias são fundamentais para viabilizar a continuidade das ações do programa e, dessa forma, assegurar o suprimento de água para a cidade de Patos de Minas e região.


Facebook Cemil


Chocolate quente cremoso Empadão de Creme de Leite Bolo Integral com Aveia, Banana e Maçã Suco Energético Batata Gratinada Salpicão de Peru Torta de Maça

Chocolate Quente

Fácil 10 minutos 400 kcal
Ferva o leite e o creme de leite em uma panela. Assim que ferver, desligue o fogo, coloque o chocolate picado e misture bem. Se preferir, acrescente ...
Receita completa Todas as receitas


Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.