190228085556.jpg

Produtores participam da segunda etapa do programa Pronascentes

No último sábado (23), aconteceu o lançamento da segunda etapa do programa Pronascentes - Cuidando das Águas do Canavial, um ação socioambiental da Cemil, que tem como objetivo a proteção, recuperação e conservação das nascentes da microbacia do Córrego Canavial. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Unipam e dos produtores rurais, cujas propriedades estão situadas na microbacia do córrego Canavial. 

O Diretor-Presidente da Cemil, Vasco Praça Filho, fez a abertura oficial da solenidade e enfatizou a importância da iniciativa e o papel dos produtores para o seu sucesso: “Nós temos a obrigação de entregar o Canavial daqui 50, 100, 200 anos melhor ainda. Estamos com mais de dez produtores abraçando a causa. Isso só mostra que o nível de conscientização está cada vez maior. O papel dos produtores é fundamental para viabilizar a proteção das nascentes.” 

Nesta etapa do programa, a Cemil doou aos produtores rurais 2 mil estacas, 32 mil metros de arames, 150 mourões e 400 esticadores, que foram utilizados no cercamento das nascentes, de modo a evitar o pisoteio de animais. Para enriquecer a cobertura vegetal do entorno das nascentes e proteger o solo contra a erosão, 150 mudas de espécies nativas do Cerrado, como ipê e mogno, foram doadas pelo IEF. 

Segundo o Prefeito Municipal de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues, a iniciativa deve ser ampliada para todas as nascentes do município: “O projeto visa revitalizar e manter revitalizadas e conservadas todas as nascentes do município de Patos de Minas. É um objetivo muito audacioso, mas nosso intuito é mesmo alcançar todas as nascentes. Já realizamos ações de revitalização em Bauzinho, no distrito de Pindaíbas e, agora, estamos realizando mais uma etapa aqui, na bacia do Canavial.” 

O programa Pronascentes surgiu em 2015, num contexto de escassez hídrica que assolou diversas regiões do país. A articulação de entidades civis, empresas, instituições de ensino e órgãos públicos levou à criação do projeto que, posteriormente, foi transformado em política pública municipal. As parcerias são fundamentais para viabilizar a continuidade das ações do programa e, dessa forma, assegurar o suprimento de água para a cidade de Patos de Minas e região.


Facebook Cemil


Bolo de caneca Brigadeiro de açaí Creme de açaí com goiaba Mousse de Maracujá Peito de Peru Salteado Sorvete de Manga Pudim de Leite Condensado

Bolo de leite condensado sem lactose

Fácil 50 min 35 kcal
Pré-aqueça o forno a 180º C. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, começando pelos líquidos e depois os secos. Transfira para uma for...
Receita completa Todas as receitas


Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.