O que a alimentação pode fazer por você?

Adriele Barcelos Rodrigues
CRN 9-12064/ Nutricionistra

O que a alimentação pode fazer por você?

Dentro do acompanhamento nutricional, um dos grandes objetivos é ter um cuidado nutricional além dos requisitos fundamentais da dietoterapia aplicados por exemplo a prevenção ou tratamento de doenças, mas que atenda também as necessidades estéticas do paciente como flacidez, unha, cabelo sendo esta umas das queixas mais comum. 
Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todos, o que é normal. No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema de saúde mais grave. Por isso é necessário procurar um dermatologista, realizar alguns exames como Ferro, Zinco, Vitamina D, hormonais e outros e assim após o diagnóstico realizarmos as intervenções necessárias.

Causas
- Dentre as causas mais comuns é uma dieta irregular, sem vitaminas e proteínas, problemas na tireoide, micoses, medicamentos para depressão e artrite, hereditariedade, SSOP, estresse ou também tricotilomania, doença em que a pessoa arranca os fios com as mãos descontroladamente, menopausa, pós-parto e pós cirúrgico.

Alimentação – o que não pode faltar
Os nutrientes que não podem faltar na dieta habitual são: Carne vermelha, feijão, vegetais verde-escuros, peixes de águas frias e profundas, leite e derivados, ovos, nozes, frutas secas, cereais integrais, abóbora, mamão, damasco, pêssego, cenoura, gérmen de trigo, levedo de cerveja.
Porém, alguns casos mesmo adequando a rotina alimentar ainda é necessário um aporte com os chamados Nutricosméticos conhecidos como “pílulas da beleza” que são suplementos com compostos bioativos (Suplementos fitoterápicos/vitaminas, minerais) que iram nutrir o organismo e corrigir as possíveis deficiências que estão gerando a queda dos fios, obtendo excelentes resultados.
Ë muito fácil termos um baixo consumo de micronutrientes, nosso corpo hoje vive em constante estresse aumentando ainda mais nossa demanda desses. Por isso é extremamente importante que nossa alimentação seja mais colorida possível. Não deixe que conversar com seu dermatologista e nutricionista para o melhor tratamento possível.

CURIOSIDADE: Você sabia? Cabelos grisalhos prematuramente pode ser deficiência de vitamina B5 ou falta de consumo de alimentos antioxidantes como as frutas.

Receita para fortalecer os fios
Ingredientes
1 pote de Iogurte integral natural (proteínas – construção dos fios)
2-3 col de sopa de aveia (contém biotina e silício que dá força aos fios)
2 castanhas do para (contém, zinco essencial para o crescimento)
2 col de sopa de abacate (ômega 3 prevenir a queda)
 1 fatia fina de mamão (rico em betacarotenos prevenir a queda)
10g de colágeno hidrolisado (fonte de aminoácidos essências –fortalecer, brilho) 
Pouca água (suficiente para bater-se desejar mais cremos coloque menos)
Preparo: Bater os ingredientes e ingerir em seguida.


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Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.