Estratégias para pós festas de fim de ano

Adriele Barcelos Rodrigues
CRN 9-12064/ Nutricionistra

Estratégias para pós festas de fim de ano

Muitas comemorações, muita alegria, muita comida, muita bebida, assim é o mês de dezembro. Todos preocupados em não ficar com peso na consciência no final e principalmente não engordar. Porém depois é hora de voltar a rotina normal e eliminar os quilos extras e até mesmo dar um descanso para o corpo após toda a farra alimentar.

Vejam as dicas que contribuem para reduzir os danos no organismo e ainda ajudar o corpo a voltar ao seu peso normal.

Água com limão - O primeiro passo é ajudar o corpo a se desintoxicar, portanto inicie seu dia com 1 copo de água pura + 1 limão espremido. Essa simples atitude contribui muito para a limpeza do fígado.

Bastante água - Beba água o dia todo (35 a 40ml x seu peso atual). Sendo que pelo menos 1,5l seja de água mesmo o restante distribua em chás. Evite sucos de frutas nesses dias.

Chás - Invista nos chás ao longo da semana: dente de leão, cavalinha, chá verde, hibiscos. São excelente fonte de compostos bioativos como os flavonoides que ajudam no processo de limpeza.

Retire - Nos últimos dias você provavelmente já consumiu bastante açúcar, farináceos, álcool, gorduras, etc. Agora não adianta querer só tomar suco verde e não retirar o que pesa nosso metabolismo. É momento de dar descanso ao corpo! Então durante os próximos 7 dias retire os alimentos acima e também carne vermelha, glúten, embutidos, sal, temperos prontos, aditivos, corantes, conservantes, adoçantes, cereais refinados. Estes são capazes de alterar o pH do organismo, deixando-o muito ácido e, consequentemente, mais propenso a inflamar o corpo e acumular gordura.

Inclua diariamente - Alguns alimentos ajudam a controlar o ph do corpo e a desintoxicar. Não deixe faltar: aipo, aspargos, couve, limão, água de coco, semente de linhaça, chia, chás verde e de hibiscos, melão, brócolis, alho, couve flor, alface, maça, pera, alguns temperos como: gengibre, curry, canela, as ervas aromáticas. Eles retiram as toxinas do organismo através da urina e do bom funcionamento do fígado. Em geral, são diuréticos e protetores hepáticos.

Com essas dicas é um ótimo momento para iniciar uma mudança alimentar. Após a sua semana de limpeza continue experimentando manter essas atitudes e se permitindo comer o que gosta com menos frequência e assim colherá bons frutos na saúde e no corpo.

Agora meu conselho é para próximo ano, se permita sem exageros, aproveite as companhias, tire o foco da comida e siga essas três dicas básicas para passar pelas festas sem tanto efeito negativo.

No pré e pós festa, faça refeições mais leves, com mais vegetais e bebam bastante água. Evite o consumo de proteína animal.

Apostem em chás gelados ou águas saborizadas (água+pedaços de frutas/limão/gengibre/etc).  Além de enfeitarem a mesa das festas, ficam mais suaves, hidratam e já contribui a favor do corpo.

Não emende dois dias de bebida alcoólica, o corpo precisa desintoxicar no dia seguinte e se houver nova ingestão de álcool, o processo de eliminação ficará comprometido, aumentando inchaço, dor de cabeça e sonolência. Consuma um copo de suco verde no dia seguinte.


Exemplo de um dia desintoxicante.

Em jejum água com limão 20 min depois


Refeição 1

Mamão com mix de farinhas (chia+linhaça+aveia ou amaranto) + um copo de suco verde 


Refeição 2

Uma fruta (de preferência orgânica) + uma colher de sobremesa de semente de abóbora ou castanhas do pará ou nozes ou baru.


Refeição 3

Vegetais detox: Agrião, brócolis, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve manteiga, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula. Este grupo de alimentos é rico em enxofre orgânico, que é muito útil no processo de detoxificação. 

Tempero para as saladas: uma colher de sopa de óleo de linhaça ou azeite de oliva extra virgem primeira prensa a frio Limão ou vinagre de maçã.

Leguminosas (escolha uma opção) ervilha cozida, grão de bico, lentilha cozida

Proteína (escolha uma opção) filé de peixe, ovos ou peito de frango.


Refeição 4

Uma banana + uma colher de café de canela + uma colher de sobremesa de chia


Refeição 5

Sopas de vegetais ou salada com vegetais detox + uma porção de proteína (peixe ou claras ou peito de frango).




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Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.