Descanso também é treino

Anna Cláudia Arruda
Especialista em Musculação e Personal Trainer, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo.

Descanso também é treino

E assim se passaram 365 dias.  Temos uma nova oportunidade reiniciando outro ano. Momento de fazer diferente, progredindo em atitudes e resultados. Mas para aqueles que foram praticantes assíduos no ano que passou, surge uma grande dúvida: DESCANSAR OU NÃO DESCANSAR?
Às vezes nossa filosofia de academia defende a tese de “mais é sempre melhor. Porém desconhecemos que não é bem assim. Dentro do seu treino, treinar mais não quer dizer que terá mais ganhos. O descanso é essencial para obter ótimos resultados. E muitas vezes, treinar menos quer dizer ter mais ganhos.
Estudos mostram que o descanso é fundamental para que os ganhos musculares aconteçam. Mostram também que às vezes alguns dias de descanso não são suficientes, o bom mesmo é tirar férias para ter uma recuperação adequada.
Para praticantes de esportes específicos, como tênis, futebol, corrida, por exemplo, o treino é bastante intenso. Pode–se dizer que dentro dos níveis aceitáveis quanto mais se treina melhor será o desempenho. 
Sua recuperação é necessária. O descanso do esportista contando com tempo de recuperação física e mental, é diferente de um descanso para um praticante de musculação. O descanso pode ser um fator tão ou mais importante que o treino. Fazendo assim com que seja necessário não só um descanso estendido como também um volume de treino reduzido.
Mentzer é um grande seguidor de bases cientificas de treinamento, e afirma que o descanso é fundamental para RESTAURAÇÃO DE ENERGIA e RECUPERAÇÃO MUSCULAR.  O que são dois aspectos fundamentais, tanto para ganho de massa muscular como para queima de gordura.
Mas tome cuidado para não criar confusão. Existe uma grande diferença entre NÃO TREINAR E PROPORCIONAR DESCANSO AO CORPO. Obviamente não estamos falando de meses sem treinamento (descanso). Os descansos de dias podem ser não só convenientes, mas essenciais. 
A proposta de ficar uma ou ate duas semanas SEM TREINAMENTO NENHUM vem sendo cotada cada vez mais. Visto que a recuperação que ocorre nesse período é muito mais eficaz que o descanso semanal.
Estudos consideram que, se você realmente quer ganhos significativos, descanse adequadamente. Os processos fisiológicos e metabólicos levam tempo para acontecer. É fundamental o conhecimento de profissionais que tenham uma linha correta de métodos de treinamento, de periodização de descanso, e fugir do paradigma de que treinar muito e sinônimo de ganhos.
Portanto, não tenha medo de tirar uma época do ano para si. Só não se esqueça de manter os fundamentos básicos da alimentação. Certamente os ganhos serão mantidos. E pra você que seguiu direitinho sua planilha, treinou certo e sério, pode descansar sem ter que carregar o peso da consciência. Agora é só curtir, e boas férias! 


Facebook Cemil

Faça uma avaliação desta dica

Comentários

Voltar ao topo

  • Curta nossa página no Facebook
  • Divulgue as novidades.

    Compartilhe com os amigos e a família. :)

  • Compartilhe esta página com seu amigos
  • Veja o que está acontecendo agora nas redes Cemil

Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.