A importância da avaliação física

Anna Cláudia Arruda
Especialista em Musculação e Personal Trainer, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo.

A importância da avaliação física

Preguiçosos de plantão, atenção: não dá para falar de um projeto de vida saudável sem se falar de atividade física e de boa alimentação! Exercícios físicos são praticados desde a época dos homens das cavernas e agora, com o sedentarismo típico da vida moderna, têm se mostrado cada vez mais importantes.



Para começar a falar sobre o assunto, é interessante abordar uma dúvida muito comum: a importância da avaliação física. Os dados obtidos por meio da análise são fundamentais para a elaboração de um treino adequado, que respeite um dos princípios básicos do treinamento desportivo: o da individualidade biológica. O profissional da educação física utiliza a avaliação como um instrumento norteador para a prescrição de um treinamento para determinado aluno. Por meio de uma anamnese, questionário minucioso, o professor não só tem a oportunidade de conhecer o seu aluno como também de melhor direcioná-lo na prática de atividades físicas.



Com dados antropométricos, o professor tem reais condições de mostrar ao aluno a sua situação física com dados quantitativos que são gerados por meio de protocolos utilizados para a realização da atividade, como, por exemplo, altura, perimetria, peso, %G, análise postural, VO2, flexibilidade, PA (Pressão Arterial) e FC (Frequência Cardíaca). Com esses dados em mãos, o professor poderá estabelecer metas para o seu aluno que poderão, inclusive, servir de comparativo para a reorientação da atividade física após alguns meses.



Outro passo muito importante para a prática de atividades físicas é o acompanhamento de um profissional, seja um personal trainer ou um professor instrutor da atividade em questão. Ele terá condições de orientar o frequentador da academia para que tire o proveito necessário da atividade física sem prejudicar a sua saúde, independente do objetivo que tenha.


Facebook Cemil

Faça uma avaliação desta dica

Comentários

Voltar ao topo

  • Curta nossa página no Facebook
  • Divulgue as novidades.

    Compartilhe com os amigos e a família. :)

  • Compartilhe esta página com seu amigos
  • Veja o que está acontecendo agora nas redes Cemil

Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.