Institucional

Cuidar do meio ambiente é tão importante quanto cuidar da qualidade dos produtos e da saúde das pessoas. 

Desenvolvemos diversas iniciativas com o objetivo de reduzir os impactos de nossas atividades operacionais. São ações e projetos que visam o uso mais eficiente de água e energia em nossos processos produtivos, a destinação correta dos resíduos gerados e o tratamento adequado de efluentes e emissões atmosféricas.

Nossos avanços e oportunidades de melhoria são monitorados através de sistemas de gestão baseados em normas internacionalmente reconhecidas.

E para contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, apoiamos inúmeras iniciativas sociais, além de patrocinar atletas e eventos esportivos.

Confira nossas iniciativas em cada um dos temas de sustentabilidade abaixo: 



Recursos hídricos

Sabemos da importância de um uso consciente e responsável dos recursos naturais, especialmente, a água. Por essa razão, adotamos soluções tecnológicas em diferentes etapas de nosso ciclo produtivo, visando a redução do consumo e o controle rigoroso do uso de água. Nossos sistemas de reuso de água permitem um reaproveitamento de um volume de 300 mil litros de água por dia.


Pró-Nascentes

Em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, Unipam,  Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Emater e produtores rurais, a Cemil desenvolve o projeto Pró-Nascentes: um programa para proteção e preservação da microbacia do Córrego Canavial, através da recuperação de nascentes degradadas em propriedades rurais e urbanas. Foram mapeadas 17 nascentes para cercamento e ampliação de reflorestamento e 8 nascentes cercadas para enriquecimento florestal. 


Eficiência energética

Através do Programa de Eficiência Energética da Cemig/Aneel, a Cemil reduziu em 25% o consumo de energia do sistema de refrigeração da fábrica, o que representa um volume total de cerca de 1000 kWh/ano, o equivalente à energia consumida mensalmente por 532 casas de médio porte. 

O investimento de R$1 milhão foi obtido com a participação na chamada pública do programa, da qual a Cemil foi vencedora, concorrendo com mais de 70 empresas.

 

Resíduos e Efluentes

A Cemil conta com sistema interno para redução e destinação dos resíduos sólidos para reciclagem, através de ações junto a parceiros licenciados e certificados nos órgãos ambientais. Toda a receita gerada com a reciclagem é convertida para a Associação de Empregados da Cemil (ASSEC).

Nosso efluente líquido industrial recebe tratamento totalmente biológico, que atinge mais de 90% de eficiência na remoção de carga poluidora dos corpos hídricos. A média histórica de remoção é superior ao mínimo estabelecido pelos órgãos ambientais competentes.

Adotamos métodos de contenção de produtos perigosos em todos os locais previamente mapeados, em que há risco de contaminação do solo ou de águas subterrâneas e superficiais. Dessa forma, garantimos uma estocagem segura, com sistema de contenção para recolhimento de residuais de eventuais vazamentos. 


Emissões

A implantação de filtros multiciclones e a realização de intervenções especiais nas fontes pontuais tornou possível uma redução efetiva na emissão de gases de efeito estufa (GEE) e de material particulado. 

 Contamos com frota própria de veículos, o que nos permite um controle rigoroso de suas condições e a realização de vistorias periódicas.

Seguimos as normas do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P7) do Conama. Esse sistema promove a redução da poluição gerada pelos motores a diesel, pela utilização do componente Arla 32, que por meio de uma reação química, converte o óxido de nitrogênio (altamente poluente) em nitrogênio e vapor de água, inofensivos ao meio ambiente.


Embalagens

Todos os nossos produtos são comercializados em embalagens certificadas pelo Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal). Isso assegura que 100% do papel cartão utilizado na composição de nossas embalagens é proveniente de florestas com manejo responsável. 

 

Relacionamento com comunidades

Na Cemil, somos conscientes que temos um papel a desempenhar em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Por essa razão, buscamos contribuir para a qualidade de vida de todos que são influenciados por nossas atividades, especialmente, nossos colaboradores, os produtores com os quais trabalhamos e as comunidades com as quais interagimos. 

Apoiamos projetos que incentivam a educação, através da concessão de bolsas de estudo aos colaboradores e filhos de nossos cooperados. Também realizamos doações mensais para instituições filantrópicas, visando contribuir com a continuidade de seu trabalho.

 

Gestão ambiental

A Cemil conta com sistema de gestão ambiental baseado na ISO 14.001 e, periodicamente, realizamos treinamentos de conscientização de nossos colaboradores. 

Contamos com um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), um conjunto de medidas e procedimentos que contemplam informações técnicas e administrativas  sobre os processos internos visando, primordialmente, a mitigação de riscos acidentais.

Para minimizar os impactos ao meio ambiente de um eventual acidente, nosso parque industrial conta com Plano de Ação Emergencial (PAE), no qual estão estabelecidas as diretrizes e informações necessárias de intervenção operacional em situações de emergência. 

Contamos com dois programas voltados para a proteção e segurança de nossos colaboradores: 

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): estabelece uma metodologia de ação visando a preservação da saúde e integridade dos  trabalhadores, frente aos riscos do ambiente de trabalho, garantindo sempre uma maior eficiência no controle de ações para a Gestão da Segurança do Trabalho;

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): monitora, através de exames laboratoriais periódicos, a saúde dos trabalhadores. Esse programa tem como objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores, de acordo com a Norma Regulamentadoras nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego. Nosso setor interno de Medicina do Trabalho conta com uma auxiliar de enfermagem e um Médico do Trabalho presentes no local de trabalho todos os dias.



  • Curta nossa página no Facebook
  • Divulgue as novidades.

    Compartilhe com os amigos e a família. :)

  • Compartilhe esta página com seu amigos
  • Veja o que está acontecendo agora nas redes Cemil

Aviso importante: o Ministério da Saúde informa que o aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.