
Cooperativismo é o que nos une. É o modelo de negócio que escolhemos, no qual as pessoas se unem em torno de um objetivo comum e os resultados são compartilhados por todos. Assim, o cooperativismo direciona nossas ações e permeia tudo aquilo que realizamos.
Além disso, é por meio do cooperativismo e da união de forças que buscamos valorizar o produtor rural, impulsionando a sua atividade econômica e, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento do país, que tem na agropecuária um dos seus principais vetores de crescimento.
A Cemil é formada pela união de três cooperativas: Coopatos (Patos de Minas), Coopervap (Paracatu) e Comadi (Dores do Indaiá). Um dos exemplos de intercooperação que praticamos é o Consórcio Cooperativo Grupo Cemil (CCGC), uma plataforma que visa unir operações comuns para obtenção de ganho coletivo, aumentando o poder de negociação de cada cooperativa integrante.
Além disso, a Cemil tem assento na Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais - Fecoagro Leite Minas -, entidade criada em 2016, que atua na defesa, valorização e fortalecimento do cooperativismo agropecuário e de leite em Minas Gerais.